terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Todavia, eu me alegrarei no Senhor..

1 – Os reis de Judá faziam o que era mal aos olhos de Deus. Erguiam altares a deuses pagãos, profanavam o Templo do Senhor, consultavam feiticeiros e esqueciam a Lei de Deus.

3 – Dentre esses reis, Manasses e Amon, foram os mais perversos e após morrerem, Josias herdou o trono e seu reinado foi marcado pela piedade e temor ao Senhor.

5 – Josias em seu reinado restaurou o Templo, destitui sacerdotes pagãos e destruiu altares idólatras e estimulou a nação para que fizesse uma aliança com Deus.

2 – Entretanto, tudo o que Josias fez, foi sepultado com ele, pois a nação voltou rapidamente às velhas práticas e Deus traria juízo aquele lugar.

4 – Este era o estado da nação de Judá quando Habacuque começou seu ministério. Ele havia contemplado tudo que o rei Josias havia promovido e por esta razão o profeta clamou a Deus por respostas ante aos acontecimentos daqueles dias.

6 – Habacuque esperava de Deus uma intervenção que trouxesse arrependimento e restauração para a nação de Judá. E no livro de Habacuque capítulo 1 e versículo 2 lemos:

Todos – Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?

1 – Habacuque sabia que os caldeus cresciam, se fortaleciam e conquistavam com brutalidade as nações pequenas.

2 – E o profeta temia pela nação de Judá, pois ela se encontrava distante da Lei de Deus. O estado moral da nação perante Deus o perturbava.

3 – Porém, quando decorremos com a leitura, iremos perceber que a resposta de Deus para Habacuque não foi a que ele desejava e esperava. Sabes porque?

Todos – Porque os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, e nem os caminhos do Senhor os nossos caminhos.

6 – Habacuque estava rodeado por todos os lados da injustiça triunfante e não castigada. A principio seu clamor pelo julgamento, aparentemente parecia não ser ouvido por Deus.

5 – Quando, finalmente, é respondida a sua oração e pronunciado o julgamento de Deus, Habacuque fica ainda mais surpreso, pois Deus revela que a nação seria entregue aos caldeus.

4 – Habacuque se enche de dúvidas. Pois os caldeus era ainda mais perverso que o povo de Judá. Porém, ele leva as suas inquietações a Deus, que logo as dissipa e lhe apresenta uma solução.

1, 2 e 3 – Habacuque, o justo viverá pela sua fé.
5 – Isso significa igreja que por mais tenebroso que se apresente o futuro, ou que por mais triunfante que pareça o mal, o justo não deve julga pela aparência, e sim pela Palavra de Deus.

4 – Embora a profecia de Habacuque comece com mistérios, perguntas e dúvidas, termina com certeza e afirmações da fé.

6 – E nesta noite, queremos que você, você e você saibam: Por mais que as circunstâncias dissessem que nós, a União de Adolescentes OS SEMEADORES, não chegaríamos até aqui, o nosso Deus nos fez caminhar por caminhos altos, aumentou nossa fé e nada pode nos destruir e assim como o profeta Habacuque proclamou, nesta noite nós também proclamaremos:

Todos – Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas;

UNIÃO – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

2 e 4 – O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

6 – Não importa a situação, aproveite o momento para adorá-lo.

1 e 3 – Habacuque nos dá uma das mais importantes lições para a vida do cristão. Para a vida do crente que é fiel a Deus: até que a resposta venha, não desista!

5 – Mesmo que pareça que Deus esteja indiferente a tua situação, levante as tuas mãos e louve.

Todos – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

2 – Muitas vezes é no silêncio que Deus está agindo

4 – Quantas e quantas vezes indagamos a Deus como fez Habacuque. Quantas vezes queremos ensinar Deus a trabalhar

6 – Esquecemos que somos pó e que o nosso Deus é supremo e sabe o que faz. O que Ele nos pede apenas é que o adoremos.

3 e 5 – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

1 – Sejam quais forem às circunstâncias e por mais tenebroso e sem esperança que seja o futuro, alegre-se no Senhor. Exalte ao Deus da salvação.

Todos – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

3 – A situação aos olhos de Habacuque era desesperadora, mas ele olhava com os olhos carnais. Não estava usando a sua fé.
5 – E você? Como tem olhado para a tua situação? Tens olhado com os olhos carnais ou com os olhos espirituais?

2 – Quando olhamos para a dificuldade com fé em Deus, o cenário muda. Quando os nossos olhos estão postos em Deus os problemas já não perturbam a nossa alma. Lembra-te da oração de Jeosafá:

Todos – Ah! Nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.

1 – Quando os olhos do crente estão postos em Cristo: Ele louva! Exalta! Glorifica! Exulta! Adora! E não teme o mal que vem sobre ele.

2 – Quando os olhos do crente estão postos em Cristo: Ele clama! Jejua! Consagra! Ora e Deus responde o seu clamor dizendo:

Todos - Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.

3 – Não se preocupe. Abra os seus olhos e veja Deus trabalhando no teu lar, salvando teu filho. Curando a enfermidade e renovando a tua força.

4 – Se o teu barco está no meio da tempestade, não temas, teu Deus hoje diz ao veto: Acalma-te vento e aquieta-te mar. O teu trabalho Igreja é adorar. Por isso:

5 – Adore com toda a tua alma. O teu Deus não te deixará, nem te desamparará. A sua palavra diz que Ele estará contigo todos os dias até a consumação dos séculos.

6 – Hoje nós te convidamos a adorar à Deus. À exaltar o Criador de todas as coisas. Independente das circunstâncias: quer na bonança ou tempestade, proclame:

Todos – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.














Efraim Marques

06/fev/2017

16 comentários:

  1. gostei muito dos jogral é que Deus continuo te iluminando para trabalhar na obra de Deus é assim está nós ajudando as apresentações dos jovens.ú

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor! O jogral é muito liiiiindoooo!
    Mas gostaria de um mais infantil q fale sobre o rei Josias. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de um jogral baseado em Tiago 5:14e15

    ResponderExcluir
  4. O jogral é muito lindoooooo Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  5. Excelentes argumentos! seu blog é top d++++ os seus argumentos evangélicos eu também tenho um blog e pretendo aplicar suas dicas muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite e a paz do Senhor, você teria algum Jogral falando sobre a paz

    ResponderExcluir
  7. QUERIA UM JOGRAL PARA O CULTO DOS JOVENS

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde paz do Senhor o senhor tem jogral porque dele e por ele para ele São todas as Coisas

    ResponderExcluir
  9. Paz , o senhor teria algum jogral infantil, sobre josias, amei esse mas minhas crianças talvez não conseguirão assimilar por conta da idade eles tem em torno de 9 anos.

    ResponderExcluir
  10. poderia me mandar ou indicar um jogral para conjunto muscical

    ResponderExcluir
  11. Desejo um jogral em 2°samuel 22 v4

    ResponderExcluir
  12. Jogral falando o tema o Senhor enchugará dos nossis olhos todas as lagrimad

    ResponderExcluir
  13. Olá apaz gostaria de um jogral baseado no livro de Samuel

    ResponderExcluir
  14. Paz do Senhor que jograis maravilhosos Deus recompense seu trabalho

    ResponderExcluir


Meu sobrinho, que eu amo muito.