terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Todavia, eu me alegrarei no Senhor..

1 – Os reis de Judá faziam o que era mal aos olhos de Deus. Erguiam altares a deuses pagãos, profanavam o Templo do Senhor, consultavam feiticeiros e esqueciam a Lei de Deus.

3 – Dentre esses reis, Manasses e Amon, foram os mais perversos e após morrerem, Josias herdou o trono e seu reinado foi marcado pela piedade e temor ao Senhor.

5 – Josias em seu reinado restaurou o Templo, destitui sacerdotes pagãos e destruiu altares idólatras e estimulou a nação para que fizesse uma aliança com Deus.

2 – Entretanto, tudo o que Josias fez, foi sepultado com ele, pois a nação voltou rapidamente às velhas práticas e Deus traria juízo aquele lugar.

4 – Este era o estado da nação de Judá quando Habacuque começou seu ministério. Ele havia contemplado tudo que o rei Josias havia promovido e por esta razão o profeta clamou a Deus por respostas ante aos acontecimentos daqueles dias.

6 – Habacuque esperava de Deus uma intervenção que trouxesse arrependimento e restauração para a nação de Judá. E no livro de Habacuque capítulo 1 e versículo 2 lemos:

Todos – Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?

1 – Habacuque sabia que os caldeus cresciam, se fortaleciam e conquistavam com brutalidade as nações pequenas.

2 – E o profeta temia pela nação de Judá, pois ela se encontrava distante da Lei de Deus. O estado moral da nação perante Deus o perturbava.

3 – Porém, quando decorremos com a leitura, iremos perceber que a resposta de Deus para Habacuque não foi a que ele desejava e esperava. Sabes porque?

Todos – Porque os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, e nem os caminhos do Senhor os nossos caminhos.

6 – Habacuque estava rodeado por todos os lados da injustiça triunfante e não castigada. A principio seu clamor pelo julgamento, aparentemente parecia não ser ouvido por Deus.

5 – Quando, finalmente, é respondida a sua oração e pronunciado o julgamento de Deus, Habacuque fica ainda mais surpreso, pois Deus revela que a nação seria entregue aos caldeus.

4 – Habacuque se enche de dúvidas. Pois os caldeus era ainda mais perverso que o povo de Judá. Porém, ele leva as suas inquietações a Deus, que logo as dissipa e lhe apresenta uma solução.

1, 2 e 3 – Habacuque, o justo viverá pela sua fé.
5 – Isso significa igreja que por mais tenebroso que se apresente o futuro, ou que por mais triunfante que pareça o mal, o justo não deve julga pela aparência, e sim pela Palavra de Deus.

4 – Embora a profecia de Habacuque comece com mistérios, perguntas e dúvidas, termina com certeza e afirmações da fé.

6 – E nesta noite, queremos que você, você e você saibam: Por mais que as circunstâncias dissessem que nós, a União de Adolescentes OS SEMEADORES, não chegaríamos até aqui, o nosso Deus nos fez caminhar por caminhos altos, aumentou nossa fé e nada pode nos destruir e assim como o profeta Habacuque proclamou, nesta noite nós também proclamaremos:

Todos – Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas;

UNIÃO – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

2 e 4 – O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

6 – Não importa a situação, aproveite o momento para adorá-lo.

1 e 3 – Habacuque nos dá uma das mais importantes lições para a vida do cristão. Para a vida do crente que é fiel a Deus: até que a resposta venha, não desista!

5 – Mesmo que pareça que Deus esteja indiferente a tua situação, levante as tuas mãos e louve.

Todos – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

2 – Muitas vezes é no silêncio que Deus está agindo

4 – Quantas e quantas vezes indagamos a Deus como fez Habacuque. Quantas vezes queremos ensinar Deus a trabalhar

6 – Esquecemos que somos pó e que o nosso Deus é supremo e sabe o que faz. O que Ele nos pede apenas é que o adoremos.

3 e 5 – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

1 – Sejam quais forem às circunstâncias e por mais tenebroso e sem esperança que seja o futuro, alegre-se no Senhor. Exalte ao Deus da salvação.

Todos – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

3 – A situação aos olhos de Habacuque era desesperadora, mas ele olhava com os olhos carnais. Não estava usando a sua fé.
5 – E você? Como tem olhado para a tua situação? Tens olhado com os olhos carnais ou com os olhos espirituais?

2 – Quando olhamos para a dificuldade com fé em Deus, o cenário muda. Quando os nossos olhos estão postos em Deus os problemas já não perturbam a nossa alma. Lembra-te da oração de Jeosafá:

Todos – Ah! Nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.

1 – Quando os olhos do crente estão postos em Cristo: Ele louva! Exalta! Glorifica! Exulta! Adora! E não teme o mal que vem sobre ele.

2 – Quando os olhos do crente estão postos em Cristo: Ele clama! Jejua! Consagra! Ora e Deus responde o seu clamor dizendo:

Todos - Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.

3 – Não se preocupe. Abra os seus olhos e veja Deus trabalhando no teu lar, salvando teu filho. Curando a enfermidade e renovando a tua força.

4 – Se o teu barco está no meio da tempestade, não temas, teu Deus hoje diz ao veto: Acalma-te vento e aquieta-te mar. O teu trabalho Igreja é adorar. Por isso:

5 – Adore com toda a tua alma. O teu Deus não te deixará, nem te desamparará. A sua palavra diz que Ele estará contigo todos os dias até a consumação dos séculos.

6 – Hoje nós te convidamos a adorar à Deus. À exaltar o Criador de todas as coisas. Independente das circunstâncias: quer na bonança ou tempestade, proclame:

Todos – Todavia, eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.














Efraim Marques

06/fev/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Meu sobrinho, que eu amo muito.