quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Deus é Fiel!

1 - A Bíblia conta a história de homens que se destacaram porque resolveram seguir a Deus com retidão de coração, dedicando-lhe toda a sua vida.

2 - Nesta noite poderíamos citar homens como: Moisés, Josué, Neemias, Davi, Salomão entre tantos outros, mas queremos lhes falar apenas de dois homens que ouviram e creram propondo em seus corações obedecer.
3 - Estes homens foram escolhidos pelo Deus Vivo para uma grande obra, e em meio às dificuldades que a vida apresentou eles não desistiram, mas tiveram fé. E assim puderam contemplar as grandiosas maravilhas de Deus.

4 - A fé destes homens foi o diferencial em suas vidas. A fé que é capaz de remover montanhas para o meio do mar, foi o que manteve esses homens firmes e prontos para obedecer às ordens de Deus.
5 e 6 - Queremos lhes apresentar dois homens que foram escolhidos para vencer: Noé e Abraão. Esses homens possuíam qualidades que agradaram a Deus, e cada um foi usado por Deus para realizar uma grande obra e nos mostrar como Deus é maravilhoso em nossas vidas, sabe por quê?

Todos - Porque Ele - o Senhor - me ama. O Senhor te ama, e jamais vai te deixar só.
1 - Ao lermos a história de Noé, conheceremos um homem que andou com Deus em um ambiente mau. A Bíblia diz: “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo o desígnio do seu coração. E disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...”. Mas a Bíblia diz que Deus viu a Noé e este achou graça diante do Senhor.

3 - E Deus está a te contemplar, será que tens achado graça diante do Senhor? Como tens andando perante o Deus da tua salvação? Escuta o que diz as escrituras: Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.
2 - “Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos: Noé andava com Deus”. A diferença entre Noé e os homens de seu tempo era está:

Todos - Noé andava com Deus!
5 - Enquanto todos faziam e praticavam aquilo que desagradava à Deus, Noé decidiu não se contaminar, Noé decidiu seguir os caminhos de Deus, Noé decidiu andar com Deus. E quando andamos com o Leão da Tribo de Judá ao nosso lado não tememos ao perigo, não recuamos diante dos nossos inimigos, porque maior é o que está conosco do que o que está com eles. O meu e o teu Deus é maior.

6 - Quando andamos com Deus não existe mar ou muralhas que não possam ser ultrapassados. Fornalha não pode nos queimar e leões não podem nos devorar. Se tivermos fé em Deus e caminharmos sempre ao seu lado jamais estaremos só.
4 - Noé andava com Deus! E Deus revelou a Noé os seus planos para os homens, porém Deus ordenou que fosse feito uma arca para que Noé e sua família e os animais fossem salvos do dilúvio. Talvez para Noé não tivesse sido fácil ouvir que toda a humanidade seria destruída, mas ele obedeceu, Noé acreditou nas palavras de Deus e a Bíblia diz:

Todos - Que durante 40 dias e 40 noites choveu sobre a face da terra, mas Noé e sua família estavam protegidos dentro da arca.
1 e 2 - Não importa quão grande seja a tempestade você está guardado em Deus. Você não irá perecer, pois Deus tem cuidado de ti.

3 e 4 - Noé e sua família saíram da arca e Deus fez uma aliança com Noé: “Sempre que ele olhasse para o céu e avistasse o arco-íris era o sinal de que Deus vela pela sua palavra.
5 e 6 - Meu irmão porque estás preocupado? Porque anda angustiado o teu coração? E perguntas se Deus esqueceu-se das promessas a ti feitas? Escuta:

Todos - Deus não é o homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa, se Ele prometeu, Ele cumprira, não deixara cair por terra nenhuma de suas palavras. Apenas confie.
2 - Lembra-te de Abraão? Deus ordenou que Abraão saísse do meio de sua parentela, para uma terra que ele não conhecia.

4 - E disse-lhe: “Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e te engrandecerei o nome e tu Abraão serás uma benção”. Abre bem os teus ouvidos e ouves a voz de Deus:
Todos - Tu serás uma benção! Tu serás uma benção!

6 - Abraão não duvidou da voz de Deus e partiu como o Senhor havia ordenado. Mas as promessas do Senhor na vida de seu servo Abraão não ficou somente nisto.
1 - E quando Abraão pensava que morreria e não teria herdeiros, achando que tudo quanto possuía seria de seu servo Eliézer, pois não possuía filhos, eis que o Senhor bradou dizendo:

Todos - Este homem não será o teu herdeiro, mas aquele que de tuas entranhas sair será o teu herdeiro. O levou para fora e disse:
3 - Olha para o céu e conta as estrelas, se as podes contar. Então lhe disse: Assim será a tua descendência.

5 - Alguns anos passaram e Abraão e Sara sua mulher, viram os anos avançando e resolveram então apressar a promessa de Deus.
1 - O homem é assim. Impaciente, inquieto e acredita que os seus planos e projetos são melhores que o de Deus. Acredita que o seu tempo é o tempo de Deus.

Todos - Mas o nosso Deus não necessita de nossa ajuda, o seu tempo não é o nosso tempo. Ele faz o que lhe apraz na hora e no momento certo. Ele não chega adiantado e muito menos atrasado, o nosso Deus chega no momento exato.
2 - E quando Abraão recebeu a visita dos mensageiros do Senhor anunciando-lhe de que sua mulher daria a luz a um filho, Sara escutou e riu daquelas palavras.

6 - No entanto, o nosso Deus que tudo vê, contemplou aquele riso, e a dúvida no coração de Sara e falou a Abraão:
Todos - Haveria coisa alguma demasiadamente difícil para o Senhor? Ao tempo determinado, daqui a um ano tornarei a ti, e Sara terá um filho.

5 - E assim como Deus prometerá a Abraão, ao tempo determinado Sara deu a luz a Isaque. E Abraão aos cem anos de idade erguia em seus braços o filho da promessa.
3 - Não importam se passaram 05, 10 ou 20 anos que você espera pelo cumprimento da promessa que Deus lhe fez, tenha fé, pois Deus é fiel.

4 - Não adianta tentarmos fazer aquilo que somente Deus pode fazer. Aquilo que Deus pensou ao teu e ao meu respeito será feito. Assim como Deus foi na vida de Abraão também será na tua.
Todos - O Senhor dos Exércitos jurou dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei assim se efetuará. Pois o Senhor dos Exércitos o determinou, e quem o invalidará? A sua mão estendida está, e quem a fará voltar atrás?

2 - Está é a mão que está estendida sobre a minha e a tua vida
1 e 3 - E não tem inimigo no céu e na terra que a faça retroceder. Portanto descansa, pois estás debaixo da sombra da mão do Onipotente.

5 - Por este motivo podemos louvar como o salmista Davi:
4 e 6 - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo.

Todos - Igreja! Que possamos manter firmes a nossa esperança em Deus e aguardar com paciência as promessas do Senhor, pois Ele é fiel para cumprir as suas palavras. A bíblia diz: Passarão o céu e a terra mas as palavras do Senhor não passarão. Creia tão somente: Deus é Fiel!



Efraim Marques
15/fev/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Meu sobrinho, que eu amo muito.