sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Presentes de Deus

Oh, as coisas que fazemos por amor! As coisas que fazemos para dar presentes àqueles que amamos. Às vezes trabalhamos duro, economizamos nosso dinheiro, gastamos um tempo pensando em - e fazendo - presentes criativos para pessoas especiais de nossas vidas. Mas não nos importamos, não é verdade? Se preciso fosse faríamos tudo de novo. É verdade! Nós sempre fazemos isso. A cada Natal, a cada aniversário e a cada evento importante de pessoas importantes. É uma escolha tomada por nosso livre-arbítrio, e nós não somos forçados a isto.
E vocês ________ e ________? Vocês já pensaram por que Deus nos dá tantos presentes? Tantas coisas? Tantos motivos para sorrir mesmo na dor? Nós poderíamos viver com muito menos, Ele - Deus - poderia sim ter feito o mundo mais cinzento e achatado e nós nem notaríamos a diferença. Mas ele não quis assim. Veja:

Ele jogou a cor laranja no nascer do sol
E pintou o céu de azul.
E se você gosta de ver o vôo dos gansos,
Poderá observar isto também.
Ele precisava fazer a cauda dos esquilos tão felpuda?
Tinha a obrigação de fazer os pássaros cantarem?
E o jeito engraçado como as galinhas ciscam
Ou a majestade do trovão quando emite o seu som?
Porque dar perfume a uma flor?
Porque dar sabor à comida o seu sabor?
Seria porque Ele adora ver aquele olhar em seu rosto?



Presentes! Tudo presentes!
Presentes de Deus! Presentes que mostram o coração de Deus, o bom e generoso coração de Deus. Cada presente revela o coração de Deus, porém nenhum presente revela mais o seu amor do que aqueles da cruz. Eles chegaram não envoltos em papel, mas em paixão. Não colocados em volta de uma árvore, mas em uma cruz. E não envoltos em laços, mas manchados de sangue. Os presentes da cruz. Jesus não precisava nos dar tantos presentes na cruz, o único ato necessário para a nossa salvação, era o derramamento de seu sangue, mas ainda assim Ele foi além; Ele fez muito mais. Muito mais mesmo. Reflita sobre a cena da cruz. O que você descobre?

Uma coroa de espinhos.
O cuspe do soldado.
Uma esponja embebida em vinagre.
Uma placa sobre a cruz.
Duas cruzes ao lado de Cristo.

Presentes, cada uma dessas coisas presentes divinos que tinham como objetivo alvoroçar aquele momento, aquele exato segundo em que seu rosto vai se iluminar, seus olhos vão se arregalar e Deus vai escutar você balbuciar: “Você fez isto por mim”?! Você já desembrulhou estes presentes da graça de Deus, como se - ou talvez, de fato - pela primeira vez. E na medida em que você os toca - na medida em que você sente a textura da cruz e toca nos pontiagudos espinhos da coroa - pare e escute. Talvez você o ouça murmurar... “Eu fiz isto por você.”
É! Não bastassem esses presentes, Ele concedeu a cada um de vocês mais um presente: O milagre de fazer mais um ano de vida. E muitas vezes com os problemas esquecemos-nos de olhar e apreciar os presentes que Deus nos deixou na cruz e indagamos:
Olhe o que fizeram comigo, desafiamos e apontamos para nossos machucados.
Olhe o que eu fiz por você, Ele lembra e aponta para a cruz.
Da próxima vez que vocês estiverem convencidos de que seu mundo está prestes a desabar, lembre-se daquele monte. Gaste alguns momentos olhando novamente para os vestígios do sofrimento. Passe o dedo na ponta da lança. Pese um cravo na palma de sua mão. Leia a placa escrita em sua própria língua. E, enquanto faz isso toque na terra manchada pelo sangue de Jesus.

Sangue que Ele verteu por você.
A lança que Ele aceitou por você.
Os cravos que Ele sentiu por você.
A placa que Ele deixou por você.




Ele fez tudo isso por você. Sabendo disso, sabendo de tudo que Ele fez por você lá, não acha que Ele cuidara de você aqui? Estes são os presentes de Deus para vocês, para mim e para todo o mundo. Desejo a vocês que apreciem cada presente de forma distinta e única, pois cada um tem o seu valor imensurável. E lembre-se que a cada novo ano há sempre um mundo novo a ser descoberto, e em meio às dificuldades tenha sempre esperança, pois sem esperança não existe coragem para viver.

Parabéns!!!


Fragmentos do Livro: Ele escolheu você de Max Lucado.

Adaptado por:
Efraim Marques
14/mar/2010

Meu sobrinho, que eu amo muito.